segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A importância da formação de professores em informática na educação

O computador deixou de ser apenas um instrumento de trabalho usado somente nas grandes empresas, para ser utilizado em todos os lugares, inclusive nas casas de nossos alunos, hoje com as facilidades de pagamento oferecidas pelas lojas de computadores, o acesso a esta tecnologia ficou mais fácil e cada vez mais chegam nas escolas, alunos que já utilizam o computador no seu dia a dia; porém nem sempre estes sabem utilizar o computador para se desenvolverem e ampliarem seus conhecimentos,
A informática cada vez mais está sendo inserida também no ambiente escolar, deixando de ser utilizada apenas pela administração escolar, para ser uma ferramenta de ensino utilizada pelos professores no processo de ensino-aprendizagem dos alunos; cabe então a escola, mostrar aos alunos, a diversidade de recursos que podem ser utilizados de forma a ajudar no desenvolvimento do aluno.  Para isso, é de extrema importância que a escola se preocupe em ter profissionais qualificados para utilizarem esta ferramenta no processo de aprendizagem dos alunos, preparando-os tanto para desenvolver melhor as atividades escolares, quanto para utilizá-lo na sua vida fora da escola.
É preciso que estes estejam atualizados e capacitados para adequarem a informática às disciplinas pedagógicas e informados sobre os conhecimentos prévios que alunos que já usam o computador trazem, e também sobre meios de incluir os que ainda não o utilizam.  Mas será que na escola há professores preparados para utilizarem esta ferramenta de forma pedagógica?
Nos dias de hoje, há uma grande procura por cursos de informática, por parte de crianças e jovens na fase escolar, cada vez mais o publico dos cursos de informática ficam mais variados, antigamente estes cursos eram procurados apenas por adultos a fim de terem uma qualificação extracurricular que pudesse lhes ajudar na escolha por um emprego melhor, acreditando que o conhecimento em informática fosse um diferencial no seu currículo, percebemos que mesmo com o passar dos anos, esta realidade não mudou, ainda nos dias de hoje, as pessoas pensam assim e em algumas empresas, o conhecimento na área da informática pode fazer a diferença na escolha de seus funcionários. Mas, além do emprego, a informática tomou conta de vários setores da sociedade, podemos fazer compras pela internet, pagar contas, mandar mensagens instantâneas para pessoas do mundo todo, acessar a contas bancárias, fazer cursos e até mesmo fazer uma faculdade, pesquisar fatos antigos e recentes de forma rápida e diversificada, tudo sem precisar sair de casa.
Com o computador não há mais distância nem limites para quem quer aprender, por isso, o ensino da informática na escola, deixa de ser um luxo para ser uma matéria que prepare os alunos não só para as tarefas escolares, mas também para a familiarização de uma realidade que encontrarão na sociedade.
Diante de tantas utilidades que o computador tem, a necessidade de se começar seu uso se inicia na escola, porém nem todas as escolas oferecem a seus alunos aulas de informática, as principais causas da ausência desta aula são a falta de equipamentos e também a falta de profissionais capacitados. Quando há aulas de informática na escola, estas são utilizadas como o momento da diversão, onde os alunos utilizam a tecnologia apenas para se divertirem em jogos virtuais, tendo um “professor” que atua no laboratório como “espectador desta diversão”, não oferecendo nada mais do que joguinhos, muita das vezes o professor de informática é um professor ou estagiário que sabe usar o computador no seu cotidiano um pouco mais que os outros, o que não quer dizer que este tenha capacitação para atuar na informática aplicada a educação, que é o grande desafio atual.
A informática pode oferecer muito mais do que jogos, pode fazer com que o aluno se divirta tendo prazer em aprender coisas novas. Infelizmente, as aulas onde os alunos só utilizam softwares específicos, acontece quase sempre por falta de um planejamento de conteúdos e qualificação do profissional que atua no laboratório, ninguém pode dar algo que não tenha recebido; em alguns casos a coordenação responsável pelo planejamento dos conteúdos pedagógicos da escola, é tão leiga quanto o professor do laboratório de informática, o que faz com que não haja cobrança nem avaliação na qualidade das aulas.
Diante disto, percebemos a necessidade de preparar os profissionais em informática antes de começar a utilizá-la com os alunos. É necessário que na escola tenha a preocupação em incentivar seus professores a ser qualificarem e buscarem informações de como fazer para que a informática seja inserida na escola por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares, fazendo com que os conhecimentos de informática sejam passadas para os discentes de forma natural e significativa, relacionando com os conteúdos vistos em sala de aula, de modo que tenha utilidade para o aluno na escola e na sociedade.
Alguns professores não se interessam em aprofundar seus conhecimentos de informática no campo educacional, procuram cursos de informática apenas para se “virarem” na sua vida pessoal, sem se preocupar no que podem tirar de proveito para sua prática pedagógica. Outros, nem mesmo procuram tais cursos por terem medo de não se adaptar e conseguir acompanhar a tecnologia.
Devido à diversidade do público que procura estes cursos de informática, seus conteúdos são apenas para conhecimentos técnicos, não enfatizando o uso do computador em área alguma; Refletindo sobre a qualificação profissional na escola, não basta que o professor faça apenas um curso de informática básico, é preciso que este tenha uma formação mais ampla sobre meios de aplicar a informática na educação, porém pouco se houve falar em  cursos de informática especializados para professores, o que faz com que a implantação da informática na escola seja cada vez mais um processo difícil de ser adaptado e aceito na realidade escolar. Porém nem tudo está perdido, mesmo em meio às dificuldades de implantação, hoje já existem programas que se preocupam e se dedicam para que os professores tenham uma qualificação melhor na área.

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