segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Metodologia e Tecnologia

A informática na educação deve se integrar ao currículo escolar como uma ferramenta multidisciplinar, sendo mais um recurso para que o professor realize o seu trabalho de forma mais dinâmica e didática, desenvolvendo atividades que propiciem maior reflexão dos alunos e realizando uma interação multidisciplinar.
 Utilizando a informática a serviço de projetos educacionais, propiciamos aos alunos as condições de trabalharem a partir de temas ou atividades sugeridos em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e fixar melhor os conteúdos aprendidos. O computador servirá como instrumento para que o aluno se sinta motivado a pesquisar mais sobre os assuntos da sala de aula, seja por meio da internet, enciclopédias virtuais, vídeos, jogos, softwares específicos, enfim todos os recursos de aprendizagem que a informática  oferece de um modo mais atraente, se utilizando de recursos sonoros, visuais e interativos.
Os temas que são abordados em sala de aula devem ser levados para as aulas de informática, onde poderão ser trabalhados de diversas formas, por meio de projetos, pesquisas, apresentações, etc.
Uma aula bem ilustrada e explorada posteriormente ficará muito mais interessante motivando o aluno a aprender, assim o aprendizado será muito mais eficaz, pois o aluno ao se sentir motivado em aprender, guardará seus conhecimentos para a vida toda e seu aprendizado será muito mais significativo, pois quando se tem vontade e estímulos para aprender, o aprendizado é construído de forma natural.
Atualmente a prática pedagógica precisa ter como primícia a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize uma prática formadora para o desenvolvimento onde a escola deixe de ser vista como uma obrigação a ser cumprida pelo aluno, e se torne uma fonte de efetivação de seu conhecimento intelectual, motivando-o a participar do processo de desenvolvimento social, não como mero receptor de informações, mas como idealizador de práticas que favoreçam esse processo.
O professor nesse contexto deve ter em mente a necessidade de se colocar em uma postura norteadora do processo ensino-aprendizagem, levando em consideração que sua prática pedagógica em sala de aula tem papel fundamental no desenvolvimento de seu aluno. Sobre essa prática, GADOTTI (2000:9) afirma que,
 “o educador é um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação. Ele precisa construir conhecimento a partir do que faz e, para isso, também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos sentidos para o que fazer dos seus alunos”.
Assim faz-se necessário à busca de uma nova reflexão no processo educativo, onde o agente escolar passe a vivenciar transformações de forma a beneficiar suas ações podendo buscar novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo ensino-aprendizagem com seus alunos, sem ser colocado como expectador dos avanços estruturais de nossa sociedade, mas sim, como um instrumento motivador desse processo. Portanto, o professor é mediador do aprendizado do aluno, ele é o responsável por despertar no aluno o interesse por conhecer; para que esta mediação tenha qualidade é preciso que este educador busque uma formação continuada e esteja aberto as mudanças tecnológicas que ocorrem constantemente na educação e no mundo.
A tecnologia não deve ser utilizada só fora da escola, ela deve estar integrada no processo educativo assim como os temas sociais, pois esta faz parte do contexto social em que os alunos estão inseridos. A tecnologia não deve ser inserida na educação derrubando conceitos e metodologias, mas sim formando novos conceitos e metodologias de desenvolvimento da aprendizagem e comunicação.
Seria um desperdício de informações, limitar os alunos a trabalharem somente com livros tradicionais e revistas para ampliarem seus conhecimentos, sendo que este pode utilizar recursos como vídeos, apresentações, blogs, jornais interativos, fóruns de discussões, pesquisas que os aproximam de qualquer conteúdo dado em sala de aula de forma ilustrada e atualizada. Por exemplo,  ele pode aprender numa linguagem atual, que disponha de recursos audiovisuais dinâmicos, qualquer fato histórico que no livro didático se limita em grandes textos e uma ou duas ilustrações em  preto e branco que muita das vezes o aluno nem consegue interpretar.
Programas de processamento de texto, planilhas, construção e transformação de gráficos, apresentações, são aplicativos básicos extremamente úteis tanto ao aluno quanto ao professor na organização e desenvolvimento de suas tarefas. Talvez estas ferramentas constituam uma das maiores fontes de mudança do ensino e do processo de manipular informação. Portanto a tecnologia vem trazer aos educadores novas formas de realizar suas metodologias de ensino.

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